Notícias

Notícias

Qual o momento certo para realizar promoções?

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

 

As promoções nada mais são do que ações, métodos e recursos com o objetivo de aumentar as vendas nos produtos e serviços de uma marca, dentro de um período determinado.

Elas conseguem gerar senso de urgência nos consumidores, atraem novos leads e conseguem fidelizar clientes que já compram com a empresa.

A intenção é alcançar alguns objetivos predeterminados, mas também serve para apresentar novas funcionalidades e maneiras de usar um produto, aumentar a frequência de compra, incentivar o consumo e construir relacionamento com os consumidores.

Também serve para gerar múltiplas compras, conquistar e atrair novos consumidores, aproveitar períodos sazonais e comemorativos, aumentar as vendas e elevar os lucros.

As promoções são mais comuns em certas épocas do ano, como datas comemorativas, eventos esportivos e períodos importantes para o negócio, como o aniversário da empresa.

Independentemente dos motivos que levam uma organização a realizar uma promoção, o fato é que essa estratégia se mostra muito eficaz para qualquer negócio que queira conquistar um espaço maior no mercado.

Este texto vai mostrar quais são os benefícios das promoções, a importância de rezá-las, qual é o momento ideal de iniciar um período promocional e como fazer isso.

Benefícios das promoções

As organizações podem contar com incontáveis métodos para atrair clientes e facilitar o fluxo de compras, e as promoções costumam ser as estratégias mais populares entre as marcas dos mais variados segmentos. Entre seus benefícios estão:

  • Aumento das vendas;
  • Aumento da movimentação;
  • Beneficia a imagem do negócio;
  • Melhora o relacionamento com o público;
  • Esvaziamento do estoque.

O funcionamento do negócio gira em torno de seu faturamento, por isso é fundamental gerar capital. Um fabricante de válvula borboleta pvc precisa de dinheiro para manter seu funcionamento e alcançar seus objetivos empresariais.

Quando a marca faz uma promoção, consegue vender mais e, consequentemente, aumenta os lucros que a tornam mais competitiva.

Tanto em um empreendimento físico quanto virtual, é necessário estar sempre perto dos consumidores. Eles precisam visitar a loja, interagir com a marca nas redes sociais e assim por diante.

As promoções garantem o movimento necessário para que mais pessoas conheçam os produtos e serviços, melhorando o posicionamento da marca.

As ações promocionais também melhoram a reputação do negócio, tanto na mente do público, quanto no mercado e no valor que oferece para as pessoas.

Esses ativos são fundamentais para o marketing, uma vez que a percepção da marca por parte do público pode fazer com que seja lembrada no momento da compra.

Sabe-se que as promoções são muito boas para aumentar o relacionamento com o público, e essa comunicação aproximada é fundamental para extrair informações detalhadas sobre as necessidades, hábitos e comportamento das pessoas.

Com esses dados em mãos, uma clínica de fisioterapia ortopédica hospitalar consegue melhorar suas estratégias de marketing e vendas para levar ainda mais os lucros.

Por fim, as promoções são essenciais para esvaziar o estoque e aumentar o giro de produtos para evitar que fiquem encalhados na prateleira, pois isso traz muitos prejuízos para a organização.

Importância de realizar promoções

Realizar promoções também é uma maneira de aumentar a confiança do consumidor para com a empresa. Isso porque as pessoas entendem que a companhia se preocupa com suas necessidades e oferece bons produtos com preços acessíveis.

Ajudar o consumidor a cuidar do próprio dinheiro ao mesmo tempo em que alcança um objetivo material faz com que ele se sinta grato e volte mais vezes.

Mas é fundamental realizar promoções que sejam realmente interessantes e vantajosas para os consumidores, e quanto maior for o desconto, mais pessoas serão atraídas para o estabelecimento.

No caso dos supermercados, dificilmente uma pessoa entra apenas para comprar os produtos que estão em promoção, pois sempre acabam colocando alguma coisa mais no carrinho.

A mesma coisa acontece dentro de uma loja virtual, por exemplo, ao fazer uma promoção de divisória de drywall vazada , o cliente pode se interessar por algum outro produto importante em sua obra.

No varejo, é fundamental voltar às promoções para aquilo que as pessoas realmente precisam ou itens que estão em alta no momento.

Além de tudo isso, essa estratégia é fundamental para fazer o cliente comprar mais vezes, principalmente aqueles que estão adquirindo um produto ou serviço pela primeira vez.

É a oportunidade de fazer com que mais pessoas conheçam as ofertas da empresa, compre por impulso por conta de uma promoção, tenham uma experiência positiva e voltem mais vezes.

Quando iniciar uma promoção?

Para o varejo, as promoções nem sempre são tão benéficas quanto são para os consumidores, no entanto, são essenciais para queimar estoque, encher a loja e divulgá-la para mais pessoas.

Para colher os benefícios, uma loja de materiais de construção que também vem de placa de gesso fina precisa de um bom planejamento, assim vai conseguir chegar a um bom preço para o consumidor e para ela mesma.

Também é fundamental saber o momento certo de realizar a promoção para não perder dinheiro, pois assim como precisa parecer uma oportunidade imperdível para o consumidor, também precisa ser adequada para o estabelecimento.

O cliente deve enxergar essa estratégia como uma oportunidade de economizar e até mesmo comprar um pouco mais do que foi planejado.

O tempo deve ser limitado, ou seja, deve existir um prazo determinado ou enquanto os produtos estiverem no estoque. Isso é importante para evitar que a ação se torne algo contínuo.

Se a loja fixar um cartaz informando sobre uma queima de estoque e isso durar por muito tempo, vai prejudicar sua credibilidade e as futuras ações.

Sem falar que permanecer em promoções por muito tempo pode dar a impressão de que o negócio está fechando, o que gera uma impressão negativa perante os consumidores.

Uma loja de cosméticos que vende produtos com rotulo de shampoo personalizado deve escolher um dia específico para investir nessa estratégia, como uma data nacional de consumo. Entre as mais comuns estão:

  • Black Friday;
  • Natal;
  • Dia das Mães;
  • Dia dos Namorados;
  • Dia das Crianças;
  • Dia dos Pais.

As ações realizadas nesses períodos costumam atrair clientes que querem conhecer mais produtos, além daqueles que estão com desconto. Em outras palavras, é uma forma de aumentar a venda de tudo o que existe dentro da loja.

Outros períodos do ano, como dia do consumidor, início das férias e fim de estação, também são ótimos momentos para oferecer descontos.

Como fazer promoções?

Para fazer promoções, o primeiro passo é analisar a situação da empresa e do mercado. O negócio deve estar atento às demandas dos clientes, períodos de sazonalidade e as ações dos concorrentes.

Para uma empresa especializada em armário planejado para escritório , também é importante analisar os números do período anterior para saber quais foram os produtos mais procurados.

Então é o momento de definir os objetivos, como aumentar as vendas, queimar o estoque ou até testar a aceitação de um lançamento. Dependendo de qual for o objetivo da marca, a estratégia muda, então é necessário se planejar.

A empresa deve definir quem é o público-alvo da promoção, que pode ser novos clientes ou clientes atuais. Deve-se ter em mente que atrair um novo público é trabalhoso, pois a empresa precisa se adequar aos hábitos de consumo.

Tendo como base os objetivos da estratégia e o público que será impactado, é o momento de recolher informações como os canais para divulgação, tipo de conteúdo e as práticas que devem ser evitadas durante o contato com os clientes.

Uma loja de móveis para lar de idosos particular deve escolher sua estratégia promocional, que pode ir desde um desconto até mesmo um concurso cultural. Tudo vai depender dos objetivos do negócio e das características do público.

Se a marca estiver lançando um novo produto, pode ser interessante oferecer uma amostra grátis ou fazer uma demonstração.

Agora, se a intenção é aumentar a visibilidade ou promover um novo serviço, é interessante criar uma promoção online valendo descontos para quem compartilhar os conteúdos.

Antes de colocar as estratégias em ação, uma empresa especializada em produtos para impermeabilização box chuveiro deve calcular o orçamento disponível, com base nos lucros que deseja obter.

Lembrando que o valor não será coberto imediatamente, afinal o estorno pode vir por meio de novos clientes, fidelização ou até aumento do ticket médio.

Considerações finais

As promoções são uma estratégia inteligente para atrair os consumidores, divulgar a marca e aumentar suas vendas.

É uma ação bem-vinda em qualquer segmento de atuação, inclusive entre os pequenos negócios, para conseguir resultados cada vez melhores.

Tudo o que a empresa precisa fazer é se organizar e trabalhar em cima de um bom planejamento para alcançar seus objetivos.

Além de aumentar suas vendas, vai conseguir agradar os consumidores e fazer com que eles se lembrem de seus produtos e serviços no momento da compra.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Gostaria de alavancar as suas vendas? A.montano tem uma equipe especializada para te ajudar!

Entre em contato e tire suas dúvidas!

Nome completo:

Por favor, preencha com o seu nome completo.

Qual o seu melhor e-mail para contato?

Por favor, preencha com um e-mail válido.

Qual o melhor telefone para contato?

Por favor, preencha com um telefone válido.

Website

Por favor, preencha com seu site.

Qual o nome da sua empresa?

Por favor, preencha com o nome da sua empresa.

Qual o seu cargo?

Entrada Inválida

 

Quando pensa em resolver o problema que está
orçando?

Entrada Inválida

 

Qual o tipo de ajuda que você precisa? Conte-nos um pouco do caso que você possui em mãos

Entrada Inválida

Gostaria de receber nossos e-mails personalizados com estratégias e materiais sobre marketing digital?

Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Por favor, preencha com o seu nome completo.
Por favor, preencha com um e-mail válido.
Por favor, preencha com um telefone válido.
Por favor, preencha com seu site.
Por favor, preencha com o nome da sua empresa.
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida

Image

NEWSLETTER

Preencha os campos abaixo e receba nossos informativos:

ENTRE EM CONTATO

(11) 99298-3010

(11) 2642-2586

Horário de atendimento

Seg. a Sex das 10h às 17h


 

CERTIFICAÇÕES

Image
Image
Image
Image
Image

SEGURANÇA

Image
Image
Image
Image

OUTROS

Image
Image
Image